Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Local onde são utilizados

De acordo com o local onde eles são utilizados, os aparelhos auditivos são classificados em diferentes tipos.


Aparelho de caixa:

Também chamado de aparelho convencional ou de bolso. Neste tipo de aparelho o microfone e o circuito de processamento estão localizados em uma caixa que é presa na roupa. O receptor é externo e conecta-se ao aparelho através de um fio.
É importante que este aparelho fique posicionado na altura do peito e não nas costas da criança, pois desta maneira o microfone irá captar melhor a voz das pessoas.
 

O uso deste tipo de aparelho tem sido cada vez mais restrito. Atualmente ele é indicado nos casos de crianças que tenham uma perda de audição muito grande ou, ainda, em casos de bebês muito novos, que passam a maior parte do tempo deitados.






Aparelho retroauricular:

Este tipo de aparelho pode ser indicado para perdas auditivas de leve a profunda. Aparelhos retroauriculares são os mais utilizados em casos de crianças.

Aparelhos intra-aurais:

Nestes aparelhos os componentes encontram-se montados dentro de uma cápsula que será posicionada na orelha. Esta cápsula é personalizada, isto é, feita especialmente para o tamanho da orelha do usuário do aparelho.
Os aparelhos intra-aurais são indicados para perdas auditivas de graus leve até severo. De acordo com o seu tamanho estes aparelhos são subdivididos em intra-auricular, intra-canal e microcanal.
Os aparelhos intra-aurais não são geralmente indicados em casos de bebês e crianças pequenas, principalmente pelas seguintes razões:

• O tamanho da orelha é muito pequeno para que se possa colocar os componentes do aparelho dentro dela;
• Conforme a criança cresce, o tamanho da orelha vai aumentando e o aparelho fica “solto”, causando uma diminuição da vedação acústica e aparecimento da microfonia (apito audível);
• A cápsula deste aparelho é feita de um material rígido que, por razões de segurança, não é o melhor para o caso de crianças.

Intra-auricular:



Este aparelho ocupa toda a parte da concha e o conduto auditivo.













Intra canal:



Este aparelho ocupa todo o conduto auditivo e uma parte da concha.












Micro-canal:



Também chamado de CIC este aprelho ocupa apenas o conduto auditivo externo.











Saiba mais em Tecnologia dos Aparelhos

F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.