Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Cuidados com as pilhas dos aparelhos

Onde comprar pilhas?

As pilhas geralmente são vendidas nas lojas de aparelhos auditivos ou farmácias. Peça ao seu fonoaudiólogo que forneça endereços destas lojas em sua cidade.
Da mesma forma como ocorre com outros produtos as pilhas também possuem um prazo de validade, esta informação consta na caixa/cartela das pilhas. Antes de adquirir pilhas observe este prazo.
As pilhas de zinco são ativadas pelo ar. As pilhas geralmente utilizadas nos aparelhos são de zinco, ativadas pelo ar. Por isto estas pilhas possuem um lacre (adesivo) para impedir se descarreguem. Tenha certeza de que você está comprando pilhas que ainda estejam com o lacre de vedação.
Guarde as pilhas em um local fresco, arejado e à temperatura ambiente para evitar  que sua duração diminua.


Como colocar e retirar as pilhas do aparelho auditivo  


A pilha é a fonte de energia do aparelho auditivo, portanto é muito importante que ela seja colocada corretamente do contrário o aparelho não vai funcionar. 
A pilha tem um lacre que impede que ela se desgaste. O lacre só deve ser retirado antes da colocação da pilha no aparelho. Os aparelhos retroauriculares geralmente usam pilha dos tamanhos 675 (lacre azul) ou 13 (lacre laranja). 



A pilha tem um pólo positivo e um pólo negativo.  O pólo positivo da pilha é marcado com um sinal de (+).
O compartimento de pilha do aparelho também vem com um sinal de (+).


O pólo positivo da pilha deve coincidir com o sinal de positivo do compartimento de pilha do aparelho. Depois que a pilha for colocada o compartimento de pilha deve ser fechado. Geralmente quando o compartimento de pilha é fechado é possível ouvir um pequeno estalido que indica que o mesmo está fechado corretamente. Alguns aparelhos apresentam uma trava no compartimento da pilha a fim de evitar que as crianças consigam abrí-lo.


Se por acaso a pilha for colocada com o pólo invertido você encontrará uma maior resistência para fechar o compartimento de pilha. NÃO FORCE! Verifique se a pilha está realmente colocada do lado correto.






Como colocar a pilha e ligar o aparelho



Como desligar e retirar a pilha do aparelho auditivo



Importante:


• Deixe o compartimento de bateria aberto a noite de modo que a umidade possa sair evitando a corrosão da pilha. Não deixe a pilha dentro do aparelho quando ele não for utilizado por longo período de tempo.
• Você pode recolocar o lacre sobre o pólo positivo da pilha quando o aparelho não estiver em uso. Desta forma você consegue aumentar um pouco mais a duração das pilhas.
• A pilha é tóxica caso seja engolida. Devido a isto as mesmas devem ser mantidas longe de crianças ou animais de estimação. Se por acidente a pilha for engolida, procure um médico.

Quanto tempo dura a pilha do aparelho?

O tempo de vida da pilha depende da quantidade de material que ela contém, desta forma as pilhas maiores duram mais do que as menores.  A duração da pilha também depende da regulagem do aparelho e do número de horas que o mesmo é utilizado por dia. Para manter o controle do consumo de pilha marque em um calendário a data em que você colocou uma pilha nova no aparelho. Verifique quantos dias se passaram até que tenha sido necessário colocar novas pilhas.

Você deve trocar as pilhas sempre que sentir que o som está distorcido ou que você tenha que aumentar o volume mais do que o usual. Alguns aparelhos emitem um “bip” quando as pilhas estão acabando – da mesma forma como ocorrem com telefones celulares. As pilhas geralmente acabam repentinamente por isto sempre é bom ter um par de pilhas extras com você. Mantenha estas pilhas extras longe de moedas ou objetos de metais para que elas não se descarreguem.

Tome cuidado para não misturar as pilhas novas com as velhas que já estão descarregadas. Não jogue as pilhas velhas diretamente no lixo para evitar a poluição do ambiente. Algumas lojas de aparelhos auditivos, hospitais e clínicas recebem pilhas para reciclagem. Algumas prefeituras também possuem programa de reciclagem de pilhas - verifique se este serviço existe em sua cidade.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.