Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Limpeza e cuidados com o aparelho

Durante o uso a umidade e poeira vão se acumulando no aparelho e por isto é necessário realizar a limpeza diária do mesmo.  A limpeza do aparelho deve ser feita a seco. Nunca coloque o aparelho em contato com a água.
Inicialmente retire a pilha do aparelho e deixe o compartimento de pilha aberto. Passe um pano seco ou flanela sobre o aparelho.
Limpe o compartimento de pilha com uma haste de algodão.  Existem “sprays de limpeza” que podem ser adquiridos em lojas de aparelhos auditivos. Estes produtos foram desenvolvidos especificamente para este tipo de dispositivo – converse com o seu fonoaudiólogo para verificar onde você pode adquirir estes produtos.
Nunca utilize álcool, lustra móveis ou nenhum tipo de desinfetante ou produto de limpeza comum no aparelho.


Cuidados gerais:

• O aparelho deve ser retirado na hora do banho e guardado na caixa, em local distante do vapor do banheiro.
• Após o banho, seque bem a orelha e o cabelo da criança antes de colocar o aprelho.
• Se for utilizar spray ou secador de cabelo, retire os aparelhos e depois os coloque novamente. A química do spray ou o calor do secador de cabelo podem se acumular no aparelho, danificando-o.
• Guarde o aparelho na caixa com o compartimento de pilha aberto sempre que ele não estiver sendo utilizado.
• Não deixe a caixa com o aparelho em lugares muito altos onde corra o risco de cair no chão. Guarde-a na gaveta do criado mudo ou na cômoda. 
• Mantenha os aparelhos longe de animais de estimação. Cachorros e gatos podem morder os aparelhos, danificando-os.
• Nunca deixe o aparelho guardado em locais muito quentes. Por exemplo, não os deixe perto de aquecedores e nem em locais que recebam a luz direta do sol (console do automóvel, perto de janelas, etc).
• Não deixe os aparelhos soltos na bolsa ou no bolso da camisa pois os mesmos podem ser danificados. Além disto, você corre o risco de perdê-los.


Fixação do aparelho na orelha

As presilhas podem ser utilizadas para garantir que o aparelho fique sempre fixo na orelha. O uso das presilhas é especialmente importante no caso de crianças e até mesmo adultos que façam várias atividades ao ar livre por exemplo.



Existem presilhas que podem ser compradas nas lojas de aparelhos auditivos e que servem para ajudar a fixação do aparelho na orelha.
Um cordão com uma presilha pode ser colocado de modo a fixar o aparelho na roupa da criança. Isto é muito útil para evitar que o aparelho caia no chão ou se perca caso a criança os retire da orelha.















Dica:


• Você pode fazer uma presilha para o aparelho.

Materiais necessários:

- Sonda traqueal número 06
- Sonda traqueal número 08
- Elástico intra-oral (ortodôntico) tamanho 7,94 - 5/16“
(A SONDA TRAQUEAL pode ser encontrada em lojas de materiais cirúrgicos. Custo médio: R$ 0,50 centavos - um pacote dá para fazer três presilhas aproximadamente).
(O ELÁSTICO ORTODÔNTICO pode ser encontrado em lojas de materiais dentários. Custo médio: R$8,00 pacote com 100 elásticos)


Como fazer:
 

1- Colocar a sonda número 6 ao redor da orelha da criança a fim de medir o tamanho da circunferência da presilha. A circunferência formada pela sonda NÃO pode ficar nem muito JUSTA na orelha NEM muito FOLGADA. Cortar a sonda do tamanho necessário. 

2- Cortar um pedaço de aproximadamente 0,5 cm da sonda número 8. (colocar esta parte da foto 3395)

3- Colocar 4 elásticos ortodônticos na sonda número 6. Conectar as extremidades da sonda número 6 com o pedaço da sonda número 8. 

4 - Colocar os elásticos no aparelho auditivo.

5 - Colocar o aparelho já com a presilha na orelha da criança.


IMPORTANTE: a presilha deve estar posicionada entre o tubo do molde e a orelha da criança.


F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.