Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Prevenir a umidade do aparelho

Qualquer umidade, mesmo a da própria transpiração, pode atrapalhar o funcionamento do aparelho. Desta forma o aparelho deve ser mantido sempre seco.  Além da limpeza diária existem outras coisas que podem ser feitas para prevenir acúmulo de umidade no aparelho.



Os aparelhos devem ser retirados para tomar banho, nadar ou para sair na chuva.  Tenha sempre com você uma caixinha para guardar o aparelho nestes momentos. 
Não deixe o aparelho em locais úmidos ou que tenham vapor.  Quando a criança for tomar banho, não deixe o aparelho sobre a pia em contato com o vapor do chuveiro.  Depois de lavar a cabeça espere o cabelo secar para depois colocar o aparelho.






Faixas


Quando a criança fizer atividade física, procure utilizar uma faixa na cabeça, como as faixas de tenista. A maneira correta de usar estas faixas é deixá-la entre o aparelho e a cabeça.

Não cubra o aparelho com a faixa! 




Desumidificadores 

Existem vários produtos que atuam como desumidificadores e que são vendidos em lojas de aparelhos auditivos. Um exemplo destes produtos é o pote com cristais de sílica. Durante a noite o aparelho é colocado dentro do pote, com o compartimento de bateria aberto. O pote precisa ser bem tampado para que a sílica absorva a umidade do aparelho.











Conforme os cristais vão ficando carregados de umidade eles mudam de cor. A sílica pode ser reutilizada várias vezes bastando para isto que o pote seja colocado no forno convencional para que a umidade seja extraída e os cristais voltem a ficar da cor original. 



       sílica apropriada para usosílica carregada 


Importante: nem todos os desumidificadores podem ser reutilizados. Pergunte ao fonoaudiólogo que tipo de material o desumidificador contém e certifique-se de ler as instruções no produto.



Dicas

Você pode fazer um desumidificador!

- Pacotes com sílica gel geralmente vêm nas caixas de produtos eletrônicos ou mesmo em vidros de medicamentos. Lojas e farmácias muitas vezes jogam fora este material e talvez possam guardar alguns para você. A sílica gel também pode ser comprada. 

- Pegue um vidro pequeno que tenha tampa. Recorte um pedaço de espuma de aproximadamente 1 centímetro de espessura. A espuma deve ser recortada de modo que fique exatamente do tamanho do diâmetro do vidro – a espuma vai impedir que os agentes secantes entrem em contato direto com o aparelho. Não utilize aquele tipo de espuma que vai ressecando com o passar do tempo.   

- Coloque a sílica no pote de vidro (a quantidade vai depender do tamanho do vidro) e depois coloque a espuma. Certifique-se que existe espaço suficiente entre a espuma e a tampa do vidro para que o aparelho seja colocado.















Capas de proteção 


Existem capas de proteção feitas de látex, de cores variadas, que são vendidas em lojas de aparelhos auditivos. Estas capas são também chamadas de “camisinhas” e protegem o aparelho não só da umidade mas também do acúmulo de poeira e do contato com outros produtos químicos. Para colocá-las no aparelho é necessária uma ferramenta especial que permite expandir o látex.






       Capinhas de látex                                  Capinhas de pano


Dica


• Você pode fazer uma capa de proteção com uma bexiga. Corte a parte de baixo da bexiga e aproveite somente o “bico” da bexiga. Enrole esta parte como se fosse uma meia e coloque no aparelho. É necessário ver qual tamanho de bexiga que melhor se adapta ao tamanho do aparelho auditivo. Nunca deixe a entrada do microfone do aparelho coberta pela bexiga.

• Você também pode utilizar um filme plástico (tipo PVC) para “embrulhar” o aparelho. Este filme plástico deve ser trocado todo dia. Não deixe a entrada do microfone do aparelho coberta pelo filme.


                                                         

F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.