Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Como colocar e retirar o aparelho da orelha

Não existe uma regra de como colocar o aparelho na orelha da criança. Os pais devem procurar uma estratégia que seja mais adequada para seu filho. Colocar e retirar o aparelho são o caso em que vale o ditado “a prática leva à perfeição”. No início está tarefa pode parecer um desafio, porém com treino e passar do tempo isto vai se tornando cada vez mais fácil. É necessário ter paciência e não desistir!

a) De qual orelha é o molde auricular?

Em primeiro lugar é necessário saber de qual orelha é o molde auricular. Pegue um dos moldes já conectado ao aparelho e coloque-o sobre a mesa. Deixe o canal do molde voltado para você.  O tubinho do molde vai ficar em contato direto com a mesa.   





Posicione as suas duas mãos em formato de “C”. 




Aproxime as mãos perto do aparelho e molde. Se a curvatura do molde estiver do mesmo lado que a curvatura da sua mão direita, o molde é da orelha direita. Se a curvatura do molde estiver do mesmo lado que a sua mão esquerda, o molde é da orelha esquerda.    






 

 Orelha esquerda                     Orelha direita 
(molde concha)                     (molde concha)   


 Orelha esquerda               Orelha direita 
 (molde invisível)              (molde invisível)



b) Como colocar o aparelho na orelha

1) Primeiramente desligue o aparelho ou então coloque o volume no mínimo para evitar que ele fique apitando enquanto você tenta colocá-lo na orelha.

2) Pegue o molde entre o seu polegar e indicador. Use a mão direita para inserir o molde da orelha direita e a mão esquerda para inserir o molde da orelha esquerda.

3) Levante a sua mão em direção à sua orelha. Tenha certeza de que o canal do molde esteja na direção da orelha. Vire sua mão apenas um pouquinho para a frente.

4) Coloque o canal do molde dentro do conduto auditivo.  Se estiver muito difícil, puxe a orelha gentilmente para trás e para cima com a sua outra mão. Se ainda assim estiver difícil, você pode utilizar também passar um pouquinho de lubrificante (por exemplo: óleo Johnson) no canal do molde – tenha cuidado para não bloquear a abertura do molde!

5) Depois de inserir o canal do molde no seu conduto auditivo, gire a mão gentilmente para trás de modo que a porção da concha e da hélix fiquem no local correto.

6) Posicione o aparelho atrás da orelha. Tome cuidado para não torcer o tubinho do molde.

7) Passe o dedo por volta do molde e do contorno da sua orelha. Tenha certeza de que as diferentes partes do molde estejam encaixadas no local certo.

8) Agora você pode ligar ou aumentar o volume do aparelho. 

Outras dicas

• Algumas pessoas preferem colocar o aparelho em frente a um espelho. 
• O aparelho é muito frágil. Enquanto você estiver treinando a colocação procure fazer isto em locais que estejam forrados com uma toalha, uma pequena coberta ou algo macio que possa amortecer o aparelho em caso de queda.

c. Como remover o aparelho da orelha

Para remover o aparelho da orelha:

1) Desligue o aparelho ou diminua o volume.

2) Pegue o molde auricular com o indicador e o polegar. Evite pegar o molde pelo tubinho pois desta forma você pode descolar o tubinho.

3) Puxe devagar o molde da orelha. 

Lembre-se... se você não for mais utilizar o aparelho, guarde-o na caixa com o compartimento de pilha aberto!  

Importante!

Acostumar-se com o aparelho na orelha é um processo que leva algum tempo. No início existe uma sensação estranha de que existe algo dentro da orelha, porém esta sensação não pode ser desconfortável ou de dor. Se isto estiver acontecendo pode ser que o molde esteja colocado errado. Retire o molde e repita todo o processo. Se necessário peça auxílio de uma outra pessoa para que verifique o posicionamento do molde. Caso o incômodo ou dor persistir, procure o fonoaudiólogo para que ele verifique qual é o problema.


F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.