Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Uso do Telefone

Conversar com alguém pelo telefone é um desafio para muitos deficientes auditivos porque:
• o sinal que sai do telefone é filtrado, ou seja, não possui todas as informações da fala “ao vivo”;
• não é possível ver o rosto da pessoa que fala, portanto as pistas da expressão facial e a leitura labial são perdidas;
• os barulhos que estão no ambiente podem  atrapalhar  o entendimento da conversação.

Alguns recursos disponíveis nos aparelhos podem auxiliar a criança nesta tarefa.

Certos aparelhos possuem uma chave externa para o controle da bobina telefônica. Esta bobina, como o próprio nome diz, é utilizada para captar a indução magnética do telefone e de outros equipamentos auxiliares. • Chave na posição “M”: somente o microfone do aparelho está captando o som.
• Chave na posição “T”: somente a bobina telefônica está ativada. Nesta posição o microfone do aparelho não vai funcionar.
• Posição “MT”: presente em alguns aparelhos, indica que tanto o microfone do aparelho como a bobina telefônica estarão ativados.


Outros aparelhos possuem um botão que deve ser pressionado para ativar a bobina telefônica. Por fim, em alguns aparelhos digitais a bobina telefônica é ativada automaticamente quando se posiciona o gancho do telefone perto do aparelho. 

Uso do microfone

Certifique-se que o microfone do aparelho está funcionante. Posicione o gancho do telefone sobre a abertura do microfone do aparelho e observe se é possível ouvir o tom de discagem que sai do telefone. 

Às vezes é difícil encontrar qual o posicionamento exato do gancho telefone sobre o aparelho. Não desista. Gentilmente mova o gancho do telefone de direção até que o tom de discagem esteja audível. Se necessário, aumente o volume do aparelho. 



Importante: Posicionar o gancho do telefone muito próximo do aparelho pode causar microfonia. Se este for o caso, tente utilizar a bobina telefônica.  







Uso da bobina telefônica

Utilizar a bobina telefônica para a conversação pelo telefone apresenta as seguintes vantagens:

• captação apenas da indução do telefone, desta forma os ruídos do ambiente não serão ouvidos, o que facilita o entendimento da conversação;

• prevenção do aparecimento da microfonia.

Para testar o uso do telefone com a bobina telefônica é necessário primeiramente ativar a bobina (pressione o botão de programas ou mude a chave para a posição T).

Aumente o volume do aparelho o máximo possível. Utilize um telefone fixo (que não seja sem fio ou digital) e coloque o gancho próximo ao aparelho para ouvir o tom de discagem. Movimente o gancho do telefone em diferentes ângulos em volta do aparelho para encontrar o local de melhor recepção.  

Importante:

• Quando a bobina telefônica é ativada ela pode também captar interferência de outras fontes eletromagnéticas (por exemplo: televisão ligada, monitor de computador) gerando um sinal parecido com um zunido de abelha. Se isto acontecer tente afastar o telefone de perto destas fontes de interferência.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.