Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Como usar a chupeta?

Sabendo-se que existem casos em que há a indicação para o uso da chupeta, veja a melhor forma de utilizá-la:






Concavidade dos escudos: devem ser para dentro propiciando melhor encaixe dos lábios, evitando maiores danos à oclusão, aos músculos e as funções de respiração, deglutição, mastigação e fala. 






 

Tamanho e posição: não devem ser grandes para não tocar as narinas. 
Existem diferentes tamanhos de chupetas para tamanhos diferentes de cavidades orais. O desenho do escudo deve ser respeitado de forma que as narinas fiquem livres para a respiração, como na figura ao lado.







Utilização de fraldas amarradas na argola da chupeta: é prejudicial porque pode aumentar o peso da chupeta e aumentar os danos provocados por ela.









Na hora de dormir: a chupeta deve ser retirada quando o bebê não apresentar mais os movimentos de sucção.





Não exsitem comprovações cientificas de que as Chupetas ortodônticas favoreçam o padrão de sucção mais adequado, entretanto sabe-se que  as chupetas devem estar adequadas ao tamanho da cavidade oral, devendo ser trocadas mediante o crescimento da boca do bebê. 

 

Os bicos das chupetas podem ser de dois tipos de materiais: Látex e Silicone. Os bicos de Silicone são mais fáceis para limpar, mas seu custo é maior. Enquanto que existe associação entre cáries e o uso de bicos de Látex, sendo esses bicos mais baratos que os de Silicone.



ATENÇÃO: o melhor para o desenvolvimento do bebê é evitar o uso da chupeta, somente deve-se utilizar quando houver indicação de um fonoaudiólogo.                  
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.