Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Desenvolvimento da memória


 Do que meu bebê se lembra?
 O desenvolvimento da memória é um processo que faz parte do desenvolvimento infantil, e como qualquer outro necessita de estimulação! A seguir vocês poderão entender um pouco como ocorre este desenvolvimento ocorre:
 A psicóloga Penney Hames contou em um site que um pesquisador ao colocar a cabeça perto de um bebê de 2 meses mostrando a língua repetidas vezes verificou que 24 horas após o evento, na presença do mesmo pesquisado, sem que este mostrasse a língua, a resposta dos bebês foram de mostrar a língua. Este tipo de lembrança é a memória de reconhecimento, que é a capacidade de reconhecer objetos ou pessoas vistos antes e esta capacidade é aperfeiçoada com o desenvolvimento do bebê.
 Outro tipo de lembrança é a capacidade do bebê de reconhecer o cheiro da mãe por ser amamentado, esta capacidade se desenvolve após uma semana de amamentação.
 A partir dos 6 meses a 1 ano de idade começa a desenvolver a memória de curto prazo que é a capacidade de lembrar detalhes de algumas experiências por um período curto de tempo, primeiro o bebê se lembrará do que tem importância para ele e daquilo que foi repetido várias vezes, como por exemplo, reconhecer o que acontecerá na hora do almoço, do banho e de dormir. Pode também com esta idade se lembrar onde os brinquedos são guardados e será capaz de imitar ações vistas uma semana antes.
 Uma criança de 2 anos, a cada dia vai se tornando mais capaz de acessar sua memória e se lembrar de objetos, pessoas, lugares e histórias, quanto mais conexões o seu cérebro fizer, maior será sua capacidade de lembrar.
 Desde o nascimento os bebês exercitam sua memória que está sendo aprendida, é a partir dela que eles podem reconhecer a voz materna ou a face e se acalmar quando alguém querido está por perto.  
Fonte: http://brasil.babycenter.com/x2100038/quando-meu-beb%C3%AA-vai-come%C3%A7ar-a-se-lembrar-das-coisas
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.