Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

O sono do bebê

Como garantir um sono tranquilo para meu bebê? Que posição ele deve dormir? Como lidar com a dificuldade de fazer a criança dormir? Dormir na mesma cama que os pais é saudável? O soninho da tarde é importante?

Essas e outras questões provavelmente já foram feitas por muitos pais, desta forma, o intuito deste boletim é trazer algumas informações relevantes a respeito do sono da criança de 0 a 3 anos!

O dormir é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança, Luiza Tenente comenta em uma matéria que o sono repõe as energias, organiza as funções cerebrais, como a memória, a aquisição de linguagem e a coordenação motora e até pode reduzir o risco de obesidade.

Para um sono saudável o ambiente da criança deve ser preparado e alguns elementos devem ser considerados neste momento:

• O ambiente escuro favorece a produção de melatonina que é o hormônio do sono, portanto o local onde a criança dorme deve ter pouca luz, se ela tiver medo de escuro uma alternativa seria lâmpadas de luz azul.

• Manter a rotina faz com que a criança aprenda que é a hora de dormir, ela pode associar este momento com o colocar um pijama, com o final de uma programação na televisão e até com o escovar dos dentes.

Fique atento, muita televisão antes de dormir, atividades com o corpo e alimentação pode prejudicar o sono.

DICA: evite computadores e televisão poucos minutos antes de dormir, a alimentação deve ser feita com algumas horas antes do sono e atividades de correr pode deixar a criança mais agitada se for feita pouco tempo antes da hora de dormir.

• Para os bebês tente colocá-lo no berço ainda acordado para que não se acostume a dormir no colo ou na cama dos pais; sempre de barriga para cima que é a posição mais segura, evita engasgos, favorece a respiração e caso o bebê vomite ele virará a cabeça para o lado.

• É importante que a criança se acostume a dormir em seu berço e cama, estando na cama dos pais pode prejudicar o sono de todos, não incentiva a independência da criança e prejudica a intimidade dos pais. Se ela levantar no meio da noite e for para a cama dos pais deve ser levada de volta e acalmada, ela deve entender que está segura em seu quarto.

• A soneca durante o dia é recomendada até certa idade, a medida que a criança cresce esta necessidade diminui, a partir dos 4 anos a soneca já não é mais necessária. Ela é importante para revigorar as energias e processos cognitivos, lembrando que durante o dia o dormir é diferente da noite, a casa não precisa estar escura e nem em total silêncio, isto para que a criança perceba a diferença da noite e do dia.

IMPORTANTE: caso a criança dê birras e insista em dormir com os pais ou não aceite as regras da rotina é essencial manter a calma e explicar os motivos de ser daquela forma, com o tempo a criança irá entender. Nunca deixe de dar afeto e carinho para seus filhos e este é um momento para isso também!


Fonte: http://revistacrescer.globo.com/

 

F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.