Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Audição do bebê com fissura labiopalatina

A grande maioria dos bebês com fissura no céu da boca (fissura no palato ou fissura labiopalatina) também pode apresentar problemas no ouvido. O problema acontece devido a presença de catarro (secreção) dentro da orelha.

A orelha tem 3 partes, como mostram as figuras abaixo: 
                                 
                                      
                                    
                           

A parte do meio, orelha média, tem uma comunicação com a garganta, chamada tuba auditiva.  A tuba auditiva se abre quando engolimos ou bocejamos e nestes momentos ocorre uma normalização da pressão dentro da orelha média. Você já subiu a serra ou andou de avião e sentiu pressão dentro da sua orelha?  Mastigou chicletes, engoliu a saliva ou tomou algo para essa sensação de orelha cheia passar? A sensação passa sempre que a tuba auditiva abre e deixa o ar da garganta entrar dentro da orelha. 

No bebê com fissura no palato a tuba auditiva não abre adequadamente ocasionando uma alteração na pressão dentro da orelha que se enche de catarro.  A orelha pode inflamar ou infeccionar ocasionando otites que sempre são acompanhadas de muita dor.  Quando é feita a cirurgia no céu da boca a tuba auditiva pode passar a funcionar adequadamente. Antes desta cirurgia, no entanto, alguns bebês vão precisar de tratamento para as otites e também para tentar diminuir o catarro dentro da orelha. 

Por que é importante saber isto tudo?
Os pais podem prevenir alguns problemas buscando ajuda de otorrinolaringologista e fonoaudiólogo especializados no tratamento da fissura labiopalatina. Como a tuba auditiva pode demorar para funcionar corretamente e o bebê pode ter otites com muita frequência é comum ter como consequência a perda auditiva condutiva temporária ou permanente, dependendo da evolução da infecção.





Para entender melhor as partes da orelha e onde o catarro pode acumular, clique aqui.
Para aprender mais sobre a audição na fissura labiopalatina você também pode consultar o blog: http://fissuraeaudicao.wordpress.com/

Todas estas informações podem ser difíceis de entender, por isso é fundamental procurar um fonoaudiólogo sempre que precisar.

O desenvolvimento da audição é essencial para o desenvolvimento da fala. Se quiser saber mais sobre a fala, clique aqui.

F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.