Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Filhos Gêmeos

Desde a gestação o ambiente de desenvolvimento fetal de gêmeos é diferente do desenvolvimento de crianças únicas, por existir mais de um embrião, o espaço do útero se torna pequeno. Devido a esse espaço reduzido para o crescimento dos bebês pode ocorrer o nascimento prematuro, além de apresentarem baixo peso e baixa estatura. Tais intercorrências são consideradas fatores de risco para possíveis alterações de linguagem.

Logo ao nascimento a família tem o papel de acolher e identificar o bebê, sendo que no ambiente familiar é muito comum os pais de filhos gêmeos escolherem sempre roupas iguais ou com diferença apenas na cor, nomes com semelhanças fonéticas (Daniel e Danilo; Lais e Tais) e estabelecerem rotinas diárias parecidas quanto à alimentação e sono.

Estes hábitos são frequentemente reforçados nas relações sociais da vizinhança. Isso pode se configurar como um aspecto negativo, não havendo, muitas vezes, o respeito pela individualidade e pelo processo de construção da identidade de cada criança. Podendo ser outro fator que pode provocar um atraso no desenvolvimento da linguagem.

A estreita relação entre os gêmeos é outro fator que interfere no desenvolvimento da linguagem, pois esta pode reduzir a necessidade do desenvolvimento verbal e diminuir a motivação para se comunicar, levando ao aparecimento de uma comunicação própria entre os gêmeos. Assim, tendo sempre a companhia do outro, não existe a necessidade de conversar com outras pessoas. Além disso, as dificuldades de linguagem também podem decorrer do reduzido tempo de atenção e interação dispensado pela mãe, visto que duas crianças requerem muitos cuidados simultâneos.

Em geral os cuidados e as dicas de estimulação são as mesmas de qualquer criança, a diferença se dá em como os pais vão dividir a atenção para os dois e como irão cuidar da individualidade de cada um.

Algumas dicas podem ajudar a melhor e otimizar o desenvolvimento das crianças:


• Durante a amamentação: Se for amamentar os dois bebês ao mesmo tempo cante e conte histórias enquanto mamam ou quando for amamentar um de cada vez aproveite para conversar com ele individualmente;

• Quando um bebê acordar primeiro que o outro, aproveite o tempo para brincar separadamente com este.

F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.