Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Pais que trabalham

Antigamente existiam papéis definidos dentro de uma família, onde o homem trazia o sustento e a mulher cuidava da casa e dos filhos, mas a sociedade passou por mudanças e esses papéis não existem mais. Na maioria das famílias tanto o homem quanto a mulher trabalham e uma preocupação frequente é de como conciliar o trabalho com os deveres de casa e a educação e cuidados com os filhos.

Uma alternativa encontrada pela maioria dos pais quanto aos cuidados com seus filhos é colocá-los em creches, contratar  cuidadores ou deixar com familiares. Entretanto uma questão encontrada entre os pais é a relação qualidade e quantidade do tempo com as crianças, quando estes estão em casa.

Uma situação muito comum é os pais chegarem a casa, depois do trabalho e ter que realizar todos os afazeres domésticos, cozinhar e alimentar os filhos, não sobrando tempo para brincar quando eles pedem ou escutar as histórias que eles têm para contar.

Para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de tempo disponível para essa interação é importante que os pais aproveitem cada momento como uma forma de acolher o bebê, como por exemplo:

• Enquanto estiver fazendo a comida coloque o bebê no carrinho ou no cadeirão e converse com ele;
• Quando for lavar a roupa, tente convidá-lo para participar do jogo do cotidiano, peça para a criança separar as roupas por cor, de acordo com a maturidade.

O simples fato de incluir a criança nas responsabilidades do dia-a-dia enquanto conversam sobre como foi o dia de cada um, abriria certamente um espaço de qualidade na atenção, criando um momento mágico de aproximação, cumplicidade e intimidade fundamentais na relação pai/filho ou mãe/filho. Além de instigar a curiosidade, aumentar o vocabulário e estimular o desenvolvimento motor.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.