Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

A importância do brincar!

Do nascimento até os 5 anos de idade, as crianças crescem de maneira acelerada. A educação, os cuidados e a atenção que recebem durante esse período crucial do desenvolvimento terão um efeito decisivo sobre seu futuro.

O desenvolvimento saudável da criança é o alicerce de uma sociedade próspera e sustentável.

É na primeira relação afetiva positiva que o bebê vai aprendendo a ter confiança em si próprio e nos adultos que o rodeiam. Ser cuidado por um adulto atencioso e amoroso, portanto, é muito importante para o desenvolvimento do bebê.

Bebês aprendem brincando com os pais, irmãos e outras crianças, portanto é importante dividir esses momentos. Brincar com crianças mais velhas despertam nestas o senso de cuidado e oferece para as menores modelos a serem seguidos, considerando as particularidades de cada um.  Desde os primeiros meses até a puberdade, as brincadeiras trazem ganhos para o vocabulário da criança, aumentam suas habilidades físicas e intelectuais, tornando-a mais criativa, melhorando a sua tolerância às frustrações.

Brincar favorece o desenvolvimento dos vínculos afetivos e sociais positivos, condição única para que possamos viver em grupo, de forma pacífica. Pela riqueza de experiências vivenciadas pela criança ao brincar, podemos dizer que ele é indispensável como espaço de aprendizagem, pois potencializa a exploração e a construção do conhecimento. As brincadeiras, quando associadas ao processo de aprendizagem, podem propiciar o desenvolvimento da criatividade, descoberta do significado na vida, de trabalhar em grupo, a competência para lidar com desafios e frustrações e o humor.

Várias pesquisas têm demonstrado que, ao proporcionar um acolhimento amoroso e estimulante às crianças, durante os primeiros anos de vida, pode-se evitar problemas de saúde, do ponto de vista emocional e físico. Além disso, o ato de brincar reúne todas as condições necessárias para que o desenvolvimento infantil se processe de maneira harmoniosa. O cérebro humano se desenvolve mais rapidamente durante os primeiros meses, do que em qualquer outro período da vida, estabelecendo conexões que ficarão para sempre.

F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.