Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Entendendo os resultados

A Triagem Auditiva Neonatal deve ser realizada em duas etapas: Teste e Reteste.

O que significa o resultado "PASSA" da triagem auditiva?
Significa que o seu filho não é de risco para apresentar deficiência auditiva. Contudo, não existe um procedimento que consiga identificar a deficiência auditiva em 100% das crianças. Dessa maneira, os pais devem ficar atentos com o desenvolvimento da audição e da linguagem (leia a seção "Fala e Linguagem") porque o recém-nascido pode não ter sido identificado na triagem (taxa de falso-negativo) ou pode nascer com audição normal e desenvolver a deficiência auditiva durante a infância devido ao uso de algum medicamento ou doença, por exemplo.
 
O que siginifica o resultado “NÃO PASSA” da triagem auditiva?
Esse resultado não significa que o seu filho possui deficiência auditiva porque recém-nascidos com audição normal podem não passar na triagem devido à presença do vérnix dentro da orelha, barulho no ambiente e até mesmo se estiver agitado. Por isso, é necessário realizar o Reteste da triagem auditiva. Caso esse resultado se repita no reteste, o recém-nascido será encaminhado para um serviço de saúde auditiva de Alta Complexidade, onde será realizada uma avaliação da audição para descartar ou confirmar a deficiência auditiva. 


*Importante: O recém-nascido que obteve resultado "PASSA" na TAN e possui indicador de risco para a deficiência auditiva deverá realizar uma avaliação do comportamento auditivo até 1 ano de idade em um serviço de saúde auditiva de Alta Complexidade.

Consulte a seção FAQ para mais informações.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.