Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Usar um ou dois aparelhos auditivos?

Quando a criança possui perda de audição nas duas orelhas é recomendada a utilização de dois aprelhos auditivos. O uso de dois aparelhos é chamado de adaptação “bilateral” ou adaptação “biaural”. Algumas das razões para esta recomendação estão descritas a seguir.


Estimulação das duas orelhas

Quando apenas um aprelho auditivo é utilizado uma das orelhas ficará sem receber estimulação auditiva, ou seja, ela não será “exercitada”. Isto é chamado de “privação sensorial”. Com o tempo esta orelha pode ir perdendo a habilidade de entender a fala.



Melhora da audição seletiva


A utilização de dois aparelhos melhora a capacidade da criança de focalizar-se no som que ela quer ouvir. Isto é muito importante especialmente quando a criança estiver em ambientes com várias pessoas falando.


Melhora na localização do som

O uso de dois aparelhos faz com que a criança tenha melhor habilidade de perceber a direção dos sons. Por exemplo, na rua ela poderá perceber melhor de onde vem o barulho da buzina de um automóvel, o que é importante para a sua segurança.


Maior conforto auditivo

Quando o som é ouvido com as duas orelhas têm-se uma sensação natural do aumento do volume do som. Este fenômeno natural permite ajustar os aparelhos com uma potência menor do que seria necessário se apenas um aparelho fosse utilizado. Isto proporciona menor distorção do som, melhora da qualidade sonora e maior conforto auditivo. Além disto, haverá menor consumo da pilha e menor probabilidade de ocorrência de microfonia.


Diminuição do cansaço para tentar ouvir

Quando as duas orelhas trabalham juntas para entender a fala, ouvir torna-se mais fácil e menos cansativo.


Sensação da audição mais balanceada

Pode haver algumas exceções a esta recomendação. Se apenas um aparelho for recomendado para o seu filho, peça ao seu fonoaudiólogo ou médico que explique os motivos que levaram a tal decisão. Esclarecer as dúvidas dos pais também faz parte do papel destes profissionais.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.