Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Verificação do aparelho auditivo/ Resolução de problemas

Verificação do aparelho auditivo

Todos os dias verifique se o aparelho do seu filho está funcionando de maneira apropriada. Basta seguir estes passos:

1) Ligue o aparelho e coloque o volume no máximo. Coloque a mão em concha sobre o aparelho - você deverá ouvir um apito (microfonia). Tampe a abertura do canal do molde com o seu dedo. A microfonia deve parar. Se isto não acontecer é sinal que existe um escape de som pelo gancho do aparelho ou pelo molde. Neste caso, você deve procurar um fonoaudiólogo para resolver o problema.

2) Verifique se existe umidade no tubo do molde. Caso haja, desconecte o aparelho do molde e use a bombinha de ar para retirar a umidade. Lembre-se que esta umidade dificulta a chegada do som no ouvido da criança!

3) Coloque o volume do aparelho no mínimo. Conecte o volume do molde no seu molde auricular. Aumente devagar o volume até sentir um som confortável. Pronuncie os sons: “aaaaaa”, “iiiiiiiii”, “uuuuuuu”, “ssssssss”,  “shshshshs”, “mmmmm”. Fale algumas palavras e frases e note se o som está claro. Se você não conseguir escutar direito o som ou se ele estiver muito distorcido, procure o seu fonoaudiólogo.

Resolução de problemas

Sintomas

Possíveis Causas

Soluções

 O aparelho apita quando está sendo utilizado no ouvido

- Molde não está posicionado corretamente

- Retire o aparelho e o coloque novamente.

 

- Volume acidentalmente colocado em uma posição muito forte - Coloque o volume na posição adequada.
- Há escape de som pelo gancho do aparelho ou  molde - Procure o seu fonoaudiólogo para  realizar ajuste.
- Cera está bloqueando o conduto auditivo - Procure um médico para  examinar o ouvido.

O aparelho não tem som/ O aparelho está “mudo”

- O aparelho está desligado - Verifique se o compartimento de pilha está fechado corretamente;
- Verifique se o aparelho está ligado (chave no M).
- A pilha acabou - Coloque uma pilha nova no aparelho.
- A pilha está colocada de maneira errada - Verifique se o pólo positivo da pilha coincide com a marcação do pólo positivo do aparelho. Se você teve que forçar o compartimento de pilha para fechá-lo, provavelmente a pilha está invertida.
- A chave M-T  está na posição T - Coloque a chave na posição M.

O som está fraco

- Controle de volume está muito baixo - Ajuste o controle de volume.
- A pilha está acabando - Troque a pilha do aparelho por uma nova.
- Umidade está bloqueando o tubo do molde - Remova a umidade com auxílio da bombinha de ar.
- Cera está bloqueando a abertura do canal do  molde - Remova a cera do molde.
- Pode ter ocorrido uma mudança na audição - Procure um médico e o fonoaudiológo para realizar outro exame audiológico.

Som está intermitente

- Os contatos da bateria estão sujos - Limpe o compartimento de bateria.
- Os contatos da bateria estão corroídos - Procure o seu fonoaudiólogo.
- Poeira acumulada na chave “liga-desliga” - Movimente a chave liga e desliga.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.