Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

Procedimentos Diagnósticos na Avaliação Audiológica Infantil

Vários são os procedimentos que podem ser utilizados durante a avaliação audiológica com a finalidade de verificar a audição da criança e detectar a presença de deficiência auditiva o mais cedo possível. Alguns procedimentos dependem de habilidade que a criança adquire com o tempo, sendo específicos para determinadas idades. No entanto, há outros procedimentos que auxiliam o diagnóstico audiológico em qualquer idade.
Sendo assim, a escolha dos testes a serem realizados depende da idade, colaboração e tipo de perda auditiva. Este tópico descreverá os testes comumente utilizados na avaliação audiológica, porém cabe ao profissional selecionar os testes mais adequados a cada situação.

O diagnóstico audiológico é concluído após a realização de diversas avaliações e, apesar da existência de testes objetivos com equipamentos sofisticados, continua sendo de grande importância à experiência profissional na observação do comportamento auditivo da criança e o relato dos pais quanto às habilidades auditivas demonstradas no dia-a-dia. A conclusão e o estabelecimento de condutas a serem seguidas dependem do conjunto de fatores e resultados obtidos neste momento.

É de grande importância à participação ativa dos pais durante o processo diagnóstico de forma a facilitar a compreensão dos motivos pelos quais a criança está realizando várias e por vezes exaustivas avaliações.
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.