Portal dos Bebês

Fonoaudiologia

Odontologia

FOB
Imprimir AumentarDiminuir

altere o tamanho do texto:

O que são os hábitos de sucção?

Hábitos são ações adquiridas pela repetição freqüente. No caso da sucção, o recém-nascido busca uma sensação de bem estar que pode ser obtida por meio dessa função, tanto pelo seu caráter nutricional, cessando a fome (nos casos de sucção nutritiva), quanto pelas questões psicológicas, trazendo a sensação de segurança, de felicidade e de conforto (nos casos de sucção não nutritiva).

Os hábitos de sucção podem ser transferidos quando a criança cresce, passando da sucção do mamilo para sucção de chupeta, de mamadeira e de dedo.

Com o avanço da idade, a tendência é que diminua a ocorrência dos hábitos orais. Saiba qual o momento ideal de remover os hábitos no bebê, clicando aqui.

Entretanto, os hábitos de sucção podem ser mantidos, por meio das críticas realizadas pelos pais, pois a criança pode interpretá-las como um reforço, porque neste momento obteve a atenção de seus pais. Existem estratégias para a prevenção dos hábitos ( saiba mais ) muito importantes, tendo em vista dos malefícios que podem causar. 
F.A.Q.
Desenvolvido por Lecom S.A.